A exposição virtual do pintor José Cláudio

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo apresenta a exposição virtual “A Amazônia de José Cláudio da Silva: a bordo do Garbe, com Paulo Vanzolini”.

Arariboia, 1975. Óleo sobre tela.

A grande virada da minha vida aconteceu nessa viagem no Rio Madeira, aparentemente cercado de bichos, floresta e água. Me despi de todos os saberes. Não esqueci Picasso, não esqueci ninguém, mas nessa viagem levei um rolo de tela e pintei o que vi pela frente, sem ter de antemão nenhum projeto”, diz José Cláudio no videodocumentário que será exibido durante a mostra.

Entre Aripuanã e Manicoré, 1975. Óleo sobre tela. 

“Depois de uma grande chuva que fez sumir as margens, estamos chegando em Manicoré. Vanzolini canta: “Mas não demore que a outra pode lhe encontrar”. As únicas frutas que encontramos, às vezes, são melancia e limão. (…) Pintei mais: ‘Entre Aripuanã e Manicoré’ e outros que ainda não tirei do chassi”.
José Cláudio da Silva*

Veja o depoimento de José Cláudio sobre a expedição pelos rios Amazonas, Madeira e alguns afluentes e o que levou a explorar os pontos do roteiro nas suas telas.

José Cláudio da Silva nasceu em Ipojuca, Pernambuco, em 1932, e se consagrou como pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor. Seus temas giram em torno do Nordeste, dos seus costumes, paisagem, fauna e flora.

A mostra oferece um mapa interativo com o roteiro e os pontos em que José Cláudio pintou durante a expedição científica à Amazônia entre o final de outubro e meados de dezembro de 1975. Ao total foram 100 óleos sobre telas pintadas durante sessenta dias, com temas que levam à reflexão sobre a nossa relação com a natureza, os descaminhos flutuantes da desigualdade social, a devastação das matas e poluição dos rios e afluentes. É pra se pensar.

Veja as telas do pintor José Cláudio no mapa interativo em cada ponto do roteiro

O mundo que o artista descreve ainda existe? Os vilarejos e comunidades ribeirinhas progrediram? As matas, os rios e todos os animais desenhados ainda vivem na Amazônia?

Ana Cristina Carvalho –
Curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

A exposição virtual estará aberta de fevereiro a abril de 2021 no portal do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

Quer mais arte? Que tal dar um tour na galeria de arte da Lília para ver as suas obras em gravura em metal? Estaremos lhe esperando por lá, também. Boa arte, boa vida!

A Casa de Artes Visuais – Lília Manfroi – tem a curadoria de conteúdo da Vida digital – Equipe Editorial de Conteúdo e Estado da Arte.

Deixe um comentário