Nesta sexta-feira, 26, na Casa Haas, às 19h, o Instituto Municipal de Cultura, Turismo e Arte e o Centro Cultural Baupres abrirão a exposição “Clara Pechansky e seus 33 amigos”.
A exposição foi especialmente projetada para mostrar o trabalho de 34 mulheres, algumas com carreiras já consolidadas e outras no início de suas carreiras. A escolha foi cuidadosa, buscando criar um arco de expressões em diversas técnicas e propostas.

Muy buenos días, muy buenas tardes, para informarles que el día viernes 26 de marzo estaré en Mazatlán Sinaloa México en la inauguración de la Exposición Clara Pechansky y sus Amigas, donde tendremos el encuentro de 34 Artistas en la gráfica, pintura y fotografía de Brasil, el recinto oficial será en la Galería de Casa Haas en el Centro Histórico de Mazatlán y con la gestoría de la Artista Dory Perdomo, Directora de Galería Baupres de Mazatlán. La sala se abre al público viernes 26 de marzo de 2021 a las 19h, tiempo del pacífico mexicano. Ahí nos vemos.
Professor Jorge Luis Hurtado Reyes, Diretor da Galeria Frida Kahlo e curador da mostra no México.

Do fundo do mar explorado por Vera Reichert, à bola de Marise Zimmermann, o céu inexistente imaginado por Deborah Lora, passando pelas cobras de Claudia Sperb, este é um painel onde cada um expressa, com uma diversidade de visões, seu mundo interior e suas paisagens exteriores, sejam reais ou imaginários.
Em um percurso que passa pela fauna, flora e pessoas brasileiras, as aves irreais de Bebete Luz dialogam com as aves e penas de Silvia Marsson, Thalma Rodrigues e Ermínia Soccol, as flores de Mara Galvani e Fernanda Soares, personagens de Helena Schwalbe, Esther Bianco e Flávia de Albuquerque. Das raízes culturais que compõem nosso país, Marta Loguercio retira do campo sua inspiração, como Anico Herskovits, Arlete Santarosa, Suzel Neubarth, Nara B.Sirotsky e Rita Gil retratam as cidades. Os imigrantes, treinadores do povo brasileiro, estão na obra de Bernardete Conte, na multidão de Mabel Fontana, nos quilombolas de Graca Craidy, nas figuras miscigenadas de Ondina Pozoco.
Costumes, filosofia, mitos e literatura estão presentes em Beatriz Balen Susin, Liana Timm, Lilia Manfroi, Linda de Sousa e Zoravia Bettiol. A abstração pura, com Eliane Santos Rocha e Susane Kochhann – ou geométrica, com Cleusa Rossetto – aparece junto com a fantasia de Ena Lautert e Miriam Tolpolar.
Lília Manfroi apresenta a gravura em metal Crossdressers em Festa

Dimensões (sem margem): 16,8 cm x 18,0 cm
Ano: 2017 – Edição: 10 – Papel Hahnemühle 300g
Quer mais arte? Que tal dar um tour na galeria de arte da Lília para ver as suas obras em gravura em metal? Estaremos lhe esperando por lá, também. Boa arte, boa vida!
Clara e seus onze “Desenhos da ditadura”.
Com 64 anos de carreira artística, Clara Pechansky optou por mostrar um recorte de sua obra:
são desenhos e litografias executados entre 1983 e 1995, que falam de uma época em que o Brasil estava sob uma ditadura militar, e os artistas só podiam falar através de sua arte.

São desenhos e litografias executados entre 1983 e 1995, que falam de uma época em que o Brasil estava sob uma ditadura militar, e os artistas só podiam falar através de sua arte.
Clara Pechansky
O único critério para a escolha das artistas visuais era que cada uma mostrasse, dentro de suas características, algumas das Artes Gráficas produzidas no Brasil.
Com uma variedade de estilos, as convidados exibem desenho, pintura, gravura, xilogravura, litografia e fotografia.
Da Galeria Frida Kahlo para a Casa Haas
Depois de um ano em exibição na Galeria Frida Kahlo, na Universidade Autônoma de Sinaloa (UAS), em Culiacán, a exposição “Clara Pechansky y sus 33 amigas” começa a ser mostrada por outras cidades do México.
Agora, é a vez da exposição ser mostrada na Galeria Haas, de 26 de março a 28 de maio.
Informações sobre a exposição

Abertura da exposição: 26 de março, às 19h, na Casa Haas.
Local: Heriberto Frías, 1506B, Centro Histórico, Mazatlan, Sin, México.
Horário de visitação: quarta a sábado das 17h às 20h
Visita guiada de compromissos: 6691505030
Período de exibição: 26 de março a 28 de maio de 2021
Quer mais arte? Que tal dar um tour na galeria de arte da Lília para ver as suas obras em gravura em metal? Estaremos lhe esperando por lá, também. Boa arte, boa vida!
– Vida digital – Equipe Editorial de Conteúdo e Estado da Arte

