Exposição Miniarte Vida reúne centenas de artistas na 40ª edição

A Miniarte Vida reúne 261 artistas visuais para exposição internacional em sua 40ª edição na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil.

A exposição acontece no Centro Municipal de Cultura localizado na Secretaria da Cultura de Gramado e está aberta ao público do dia 04 de setembro ao dia até o dia 10 de outubro com obras de artistas de 14 países entre os continentes das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

  • exposicao-arte-visual-brasil

A Miniarte Vida recebeu inscrições de 261 artistas visuais, considerado um recorde de inscritos desde a sua primeira edição. As técnicas utilizadas pelos artistas são diversas:

  • pintura à óleo, acrílica ou aquarela, sobre tela ou papel
  • desenho
  • fotografia
  • colagem
  • xilogravura
  • gravura em metal
  • litografia
  • escultura em terracota, aço, bronze e outros materiais

Com a obra denominada Covid-19: já fez a vacina?, a artista visual do Brasil, Lília Manfroi, utiliza a gravura em metal para a exposição no Miniarte Vida. Segundo Lília,

Os motivos para a produção das peças para a Miniarte são sempre a busca pela arte presente, a arte do agora, do que se vive no mundo e na alma cotidiana do artista. Assim, o meu mais presente, e o nosso, enquanto coletividade global, é o da crise sanitária gerada pela Covid-19. Por isso, a minha gravura com a abordagem que assumiu quando comecei a estruturá-la na minha imaginação. Depois, foram pras mãos, confeccionada em metal.

exposição-arte-visual-brasil-lilia-manfroi-brazil-visual-art
A gravura em metal de Lília Manfroi foi inspirada no momento atual pelo qual o mundo passa, com a crise sanitária gerada pelo Coronavírus.

Segundo Clara Pechansky,

O público terá oportunidade de comparar tendências, já que as obras expostas sempre refletem o presente e cada artista busca enviar aquilo que produz de mais atual, mais significativo e com a melhor qualidade técnica.

As obras (apresentadas em tamanho 14,5 x 14,5cm) são expostas em ordem alfabética, permitindo a conexão de uma diversidade de influências culturais sem que se perca a individualidade de cada artista.

Clara Pechansky, idealizadora e coordenadora do projeto Miniarte.

Desde 2003, ano em que foi criado pela artista visual brasileira Clara Pechansky, o Miniarte seleciona artistas nacionais e internacionais para participarem com suas obras atuais sob um tema proposto.

Veja os catálogos das edições anteriores.

Serviço: 40ª Miniarte Vida

Onde e quando: Centro Municipal de Cultura de Gramado, de 4 de setembro a 10 de outubro, e em Porto Alegre, na Gravura Galeria, de 4 a 26 de novembro, observando as orientações sanitárias.

Quer mais arte? 

Que tal dar um tour na galeria de arte da Lília para ver as suas obras em gravura em metal? 

– Vida digital –Equipe Editorial de Conteúdo e Estado da Arte

3 comentários Adicione o seu

  1. Agradeço a excelente matéria, em nome dos 261 artistas da Miniarte Vida!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Clara! Ficamos muito honradas e felizes com o seu comentário. A exposição está linda, cheia de 261 vidas que fazem os nossos olhos brilharem, nosso corpo ceder a força dos dias e as cores voarem pra dentro de nós. E viva a arte! Obrigada e estaremos sempre por aqui, caso queira utilizar a Casa como um canal para a sua comunicação sobre os seus fantásticos eventos.

      Curtir

Deixe um comentário