Duas das mais renomadas artistas visuais do Brasil levam a exposição 2 Mulheres de Fino Traço a Caxias do Sul, na serra do Rio Grande do Sul, a partir desta quinta-feira (05), na Galeria de Artes do Campus 8, no hall superior.
Com a parceria com mais de 40 anos, Clara Pechansky e Liana Timm possuem uma carreira consistente na produção artística brasileira: são mais de 70 exposições no currículo de cada uma.
A exposição conta com 29 desenhos de tamanho médio em nanquim, acrílica, pastel, lápis de cor e colagem de papel e tecido, com molduras de alumínio e vidro, em que estarão presentes temas como relações familiares, música, a literatura e amor pelos mestres da arte.
Os traços não estão somente na arte visual, com a palavra escrita, a mostra é assistida por quatro textos impressos em painéis de 120 x 80 cm, do jornalista e escritor Flávio Tavares sobre Clara e do crítico de arte Jacob Klintowitz sobre Liana, além de trechos de depoimentos das duas artistas.
Assista ao vídeo da exposição para sentir o que lhe espera nos finos traços de Clara e Liana.

Tema de vidas
Sobre as artistas visuais, Clara Pechansky e Liana Timm, o repertório das matérias sobre a exposição traça tanto da forma fina quanto ao traço do conteúdo que transcende à perspectiva.
A arte que expõe a face multiplástica dos formatos de vida, corriqueira ou excêntrica, é quase uma manobra de apresentação de todos nós, no espelho que ora é colorido, ora sombrio. Dos passos que levam o expectador ao seu íntimo, anda-se pelos olhares dos outros traços, que parecem olhar-nos e desprenderem-se das molduras.
– Antes da pandemia a gente já vinha conversando sobre a possibilidade de trazer essa exposição, e agora estamos tendo a honra de poder abrigar em nossa galeria o trabalho destas duas artistas de trajetórias tão importantes, que transitam por diversas linguagens e trazem um viés crítico muito necessário. Enquanto a Liana traz trabalhos produzidos no ano passado, a Clara chega com uma coletânea de desenhos feitos desde os anos 1990.
Mara Galvani, coordenadora da Mostra UCS Campus 8.
Elas e as artes visuais

Clara Pechansky
Clara Pechansky é natural de Pelotas, onde nasceu em 1936. Desenhista, pintora e gravadora, mora em Porto Alegre desde a juventude. Participa há 65 anos da cena artística do Rio Grande do Sul. Com 70 exposições individuais realizadas no Brasil e no exterior, e mais de 200 coletivas, mantém-se atuante também como gestora cultural, com projetos como Miniarte e Fiesta de Paz Brasil. Suas obras já foram expostas na Alemanha, Bélgica, Chile, Cuba, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Suíça e Portugal. Entre 2020 e 2021 foi Artista Homenageada em três mostras da Universidade Autônoma de Sinaloa, México, pelo seu trabalho em prol da difusão cultural entre os povos.
Liana Timm
Liana Timm nasceu em Serafina Corrêa em 1947. É artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Vive em Porto Alegre com atelier em permanente ebulição. Sua produção mescla manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música. Realizou 74 exposições individuais, 32 shows musicais, publicou 61 livros, sendo 18 individuais de poesia. Recebeu 15 prêmios e desenvolve suas produções culturais e projetos editorias através da Território das Artes.
Quem for conferir a exposição também terá a possibilidade de levar um pouco do trabalho de Clara ou de Liana para casa. Será possível fazer encomendas, em qualquer tamanho, de reprodução das obras em canvas, por preços bem mais acessíveis que os do mercado. Os pedidos podem ser feitos através do site http://www.dasartesterritorio.com.br e whatsapp (51)9148 3592.
Programe-se para a exposição
O quê: exposição 2 Mulheres de Traço fino, de Clara Pechansky e Liana Timm
Onde: Galeria de Artes do Campus 8, em Caxias do Sul
Quando: De 5 a 27 de maio. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22h30min.
Quanto: visitação gratuita


