O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) apresenta a mostra Tudo isso somos nós do artista Yanomami Sheroanawe Hakihiiwe. A mostra estará aberta ao público de 30 de junho a 24 de setembro de 2023, na galeria localizada no 1º subsolo, contemplando o ano de programação do museu dedicado às Histórias indígenas, que busca honrar e compartilhar as narrativas dos povos originários.
Sheroanawe Hakihiiwe (Sheroana, Venezuela, 1971) é um artista Yanomami que, com sua alma repleta de emoções, traz à vida desenhos, monotipos e pinturas desde a década de 1990. Sua expressão artística é delicada, abstrata e minimalista, fluindo através de linhas retas e curvas orgânicas, pontos, círculos, triângulos, zigue-zagues, arcos e cruzes. Cada traço é um sussurro da sua cultura, uma forma de transmitir os segredos ancestrais que habitam em seu coração.

Foto: Adam Reich
Local de inspiração
Hakihiiwe reside em Mahekoto Theri, uma comunidade Yanomami situada no município de Alto Orinoco, no estado venezuelano do Amazonas. Essas terras abraçam as fronteiras com os estados brasileiros de Roraima e Amazonas, tornando-se um epicentro mágico onde as cores da natureza se entrelaçam com a riqueza cultural do povo yanomami.

Sheroanawe Hakihiiwe
Incansável observador, o artista mergulha ativamente na natureza e na vida cotidiana de sua comunidade, imortalizando em um caderno todas as suas descobertas, aprendizados e experiências.

Nesses cadernos, verdadeiros tesouros da memória, Hakihiiwe compila suas narrativas visuais da vida na floresta. Cada anotação é como uma semente lançada em solo fértil, pronta para crescer e florescer em folhas de papel. Com maestria, ele transpõe suas observações para essas folhas, onde infunde cores vivas, padrões intrincados, repetições hipnotizantes e texturas táteis. Cada pincelada é uma expressão de gratidão à beleza selvagem que o rodeia.
A obra de Hakihiiwe transcende o simples ato de criar arte. Ela é um ato de preservação, cuidado e tradução de imagens e materiais carregados de valores culturais comunitários. Seus desenhos são portadores da cosmologia yanomami, constituindo um tesouro inestimável do patrimônio intangível de seu povo.

Nesta exposição, podemos vislumbrar uma parte significativa dessas obras, produzidas com habilidade e amor sobre papéis artesanais feitos de fibras naturais, como cana, algodão, amoreira, banana e milho.
A mostra, composta por 48 trabalhos emocionalmente envolventes, recebe o subtítulo Ihi hei komi thepe kamie yamaki [Tudo isso somos nós], um convite para adentrarmos na diversidade de elementos que compõem sua comunidade e seu entorno.
Tudo isso somos nós abraça tudo o que está presente na selva. É um chamado para reconhecermos que todos vivemos ali, humanos e não humanos. É lá que habitam os grandes rios, as imponentes lagoas, os animais e os pequenos insetos. É lá que cada pedaço da vida se une em uma sinfonia de existência. E Hakihiiwe, com maestria, resgata todos esses elementos que habitam seu lar sagrado.
Sheroanawe Hakihiiwe
“Sheroanawe Hakihiiwe: tudo isso somos nós” é uma curadoria de André Mesquita, curador, e David Ribeiro, assistente curatorial. Seu olhar atento e dedicado trouxe à luz a essência profunda e a beleza singular que permeiam cada traço e cada pincelada de Hakihiiwe. É uma oportunidade única de mergulhar em um mundo onde a arte se torna a voz de um povo, contando histórias que transcendem o tempo e conectam nossas almas à sabedoria ancestral.
Além desta exposição, o Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku), Carmézia Emiliano, Paul Gauguin (1848-1903), o Comodato MASP Landmann de arte pré-colombiana e Melissa Cody também têm seus trabalhos apresentados. Juntos, eles compõem uma grande mostra coletiva de Histórias indígenas, um espaço para a celebração das vozes e expressões ancestrais. as exposições no MASP.
Quer mais arte?
Que tal dar um tour na galeria de arte de Lília Manfroi?
Vida digital –Equipe Editorial de Conteúdo
Catálogo
Juntamente com a exposição, será lançado um catálogo bilíngue (português/inglês), apresentando obras do artista yanomami. Organizado por Adriano Pedrosa, André Mesquita e David Ribeiro, o livro contém textos de André Mesquita, Catalina Lozano, David Ribeiro, Noraeden Mora Mendez e Trudruá Dorrico. Com design de Alles Blau, a publicação possui uma edição de luxo em capa dura.
Informações
Exposição: Sheroanawe Hakihiiwe: tudo isso somos nós
Curadoria: André Mesquita, curador, MASP, e David Ribeiro, assistente curatorial, MASP
Local: 1º subsolo (galeria)
Data: 30.6 — 24.9.2023
Local: MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo, SP Telefone: (11) 3149-5959
