A Fundação Cultural BADESC inaugura no dia 27 de junho a exposição Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann. A mostra ocupa todos os espaços do Casarão e do Jardim da Fundação em Florianóplis, Santa Catarina, e estará aberta para visitação pública de 27 de junho a 14 de agosto.
Exaptações apresenta uma compilação de trabalhos inéditos de Juliana Hoffman, que são originados de séries que a artista visual brasileira vem pesquisando desde meados de 2000, quando encontrou os primeiros livros destruídos por cupins.

A primeira exposição da série foi apresentada numa mostra individual em 2017 na Fundação.
Foi neste período que encontrei os primeiros livros e desde então sigo coletando, encontrando e ganhando materiais da série “A Construção do Mundo Moderno – Ruínas”.
Segundo Juliana, o título Exaptações refere-se a um tipo de adaptação que não evoluiu por pressão seletiva, mas sim pela capacidade de assumir uma nova função.
A exposição conta com mais de 40 obras expostas na área interna do Casarão, e são compostas por livros e madeiras ‘danificadas’ por insetos, cupins e traças.
A criação da artista visual é um processo que envolve páginas de livros perfuradas e bordadas manualmente com linhas. Para a confeccção das peças, interliga o processo manual e o tecnológico, uma criação que corresponde ao “handmade Saccaro1”, onde cada peça imprime personalidade e resgata o caráter humano, artístico e singular que envolve os habitats”.

A exposição inclui impressões de imagens de paredes afetadas pela umidade e mofo, onde perfurações criam poros na superfície, além de placas com vestígios de recortes feitos por máquinas em madeiras e MDF. Segundo Juliana:
(…) essas placas representam um tipo de ruína contemporânea. Alguns desses MDFs são apenas apropriações, ou um ready-made2, enquanto outros são trabalhados com pintura.
No espaço do jardim da Fundação Cultural Badesc, há 13 obras produzidas com diversos materiais, como cerâmica, arame, plantas, madeira, galhos e metal, das artistas visuais convidadas para essa exposição: Clara Fernandes, Ilca Barcellos, Jea Voss, Laís Krücken, Lena Peixer, Meg Roussenq, Rosana Bortolin, Sara Ramos e Yara Guasque. As obras incluem tanto trabalhos já prontos quanto novos, estabelecendo um diálogo com as criações de Juliana Hoffmann.

Nada melhor do que ver a própria Juliana Hoffmann convidar para a sua exposição Exaptações . Então, aperta o play e anime-se!
- O handmade Saccaro imprime personalidade em cada peça e resgata o caráter humano, artístico e singular que envolve os habitats. ↩︎
- Ready-made é um artefato comum retirado de seu contexto original e exibido como objeto de arte. Essa proposta estética foi introduzida pelo artista francês Marcel Duchamp (1887-1968). ↩︎
Explore mais sobre a técnica Handmade Saccaro
Concepção e produção artística para a exposição
Juliana Hoffman abre seu atelier para que se conheça o processo de sua arte, nesse ambiente que envolve a narureza, a inspiração que surge da vida. Diante disso, a técnica handmade Saccaro é mostrada a seguir.
A handmade Saccaro
Mesmo que se queira, um trançado não é igual ao outro, pois o mínimo de força a mais ou a menos no repuxar de um fio já dá outro alinhamento. Um milímetro menor que a anterior, e já não é mais a mesma peça, mesmo sendo igual à outra. Ambas são perfeitas, ambas são únicas.
– Saccaro –
Para se aprofundar na técnica handmade de Saccaro, baixe o livro.
Curadoria da exposição

Os mestres que assinam a idealização, organização e curadoria de Exaptações são:
- Raul Antelo (curador) – nascido em Buenos Aires em 1950, Raul é professor de literatura na UFSC e lecionou em universidades como Yale e Duke. Presidiu a ABRALIC e ganhou um doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. Autor de vários livros, ele também editou obras clássicas e colaborou em projetos literários importantes.
- Rosângela Cherem (idealizadora, organizadora e curadora) – doutora pela USP e UFSC, Rosângela é professora aposentada da UDESC, onde ensinava História e Teoria da Arte. Suas pesquisas focam na História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas, e atualmente, ela estuda Gestos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina.
- Bianca Tomaselli (curadora) – doutora em Literatura pela UFSC e mestre em Artes Visuais pela UFRJ, Bianca já ensinou em várias universidades e atualmente faz um pós-doutorado na UFSC. Sua pesquisa é publicada tanto no Brasil quanto no exterior, e suas obras fazem parte de coleções importantes como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Ela também foi reconhecida em diversos editais e premiações de destaque.
Os trabalhos da área externa, no jardim, foram selecionados pelos curadores Eduarda Andrade, Estela Camillo, Gustavo Scheidt, Rainara Sofia, Ligia Czesnat e Victória Beatriz.
Faça um tour na galeria de arte de Lília Manfroi
Serviço: exposição Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann

De 27 de junho a 14 de agosto de 2024, segunda a sexta, das 13h às 19h.
Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópoli/SC)
Entrada Gratuita
Telefone Fundação Badesc: 04832248846
